NOTÍCIA

Ajude a tornar lei: aposentar com menos de 15 anos de contribuição

Ao longo de muitos anos de experiência, sei que este é um tema que vai beneficiar muitos trabalhadores, muita gente espera por isso: poder aposentar por idade com menos de 15 anos de contribuição. Por isso, eu cadastrei este meu projeto como uma ideia-legislativa. Sabe como isso funciona?

 

Vou te explicar!

 

Após cadastrar uma ideia-legislativa, se a mesma alcançar – pelo menos – 20 mil apoios (assinaturas) esta iniciativa segue para análise do Senado, aí pode virar lei. Neste caso, e beneficia muitos trabalhadores.

 

Então, já clica aqui e participe. Assine. Me ajude a levar este projeto de ideia legislativa para análise: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=150323

 

Entenda ainda mais qual é minha proposta: Muitos idosos chegam na idade de aposentadoria, mas não têm os 15 anos de contribuição, que é a carência exigida pela Previdência. A ideia legislativa que eu registrei é uma proposta de mudança neste quesito. Certamente, muita gente aguarda essa boa notícia para finalmente conseguir se aposentar.

 

É comum que idosos tenham 65 anos de idade e dez, onze, doze anos de contribuição. Falta pouco para chegar lá, mas desistem de contribuir. É aí que eu digo que o ideal seria: Quanto maior for a idade, menor seria o número de contribuições exigido.

 

Este tipo de regra não fere o princípio da contrapartida (falta de contribuição para gera o benefício) porque o idoso não receberá o benefício pelo mesmo tempo que os mais jovens receberão, além de ser um direito à cidadania, dignidade e ao bem-estar social.

 

Muitos outros argumentos viabilizariam esta ideia, afinal não é justo que a Previdência fique com dinheiro das contribuições do idoso sem lhe pagar qualquer benefício, por menor que seja.

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Eu fiz um vídeo explicando ainda mais. Clique aqui e assista!

https://www.youtube.com/watch?v=BoqSIx-1-80

 

A ideia legislativa propõe o pagamento de um salário-mínimo quando a idade e o tempo de contribuição somar 80 pontos para o homem e 75 pontos para a mulher, com redução proporcional para idosos com algum tipo de deficiência física, mental ou intelectual de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ex.: Homem com 70 anos de idade (70 pontos) e 10 anos de contribuição (10 pontos). Total de 80 pontos. 

 

É um direito à cidadania, à dignidade e ao bem-estar social. Para a ideia sair do papel é preciso 20 mil assinaturas. ASSINE E COMPARTILHE: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=150323

Tags: INSS, aposentadoria, previdência, auxílio emergencial

Aposentfácil 2021 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: TECLABS