NOTÍCIA

Aposentadoria por idade traz benefícios para quem for se aposentar

Apesar de estarmos constantemente envolvidos em assuntos referentes às mudanças devido a contaminação pelo novo Coronavírus, não podemos esquecer que os trabalhadores que têm direito continuam dando entrada na aposentadoria.

 

Pra quem está nessa situação tem notícia boa. Com a novela que virou a reforma da previdência, que foi aprovada em novembro do ano passado, tem um trecho que beneficia os trabalhadores que vão se aposentar por idade. Eu vou chamar isso de brecha, pois certamente passou sem que fosse percebido, que é a possibilidade de excluir as contribuições menores e ter na base de cálculo apenas as contribuições maiores.

 

A fórmula de cálculo para o valor final da aposentadoria foi alterada, mas essa regra só vale para quem se aposentar por idade a partir de agora, após a reforma da Previdência. Antes da reforma era permitido descontar 20% das contribuições menores. Esta é uma das mudanças que podemos dizer que será melhor para o beneficiário.

 

Mas, com certeza não foi uma alternativa programada, porém o fato é que desde a aprovação da reforma da Previdência a forma de cálculo é diferente e isto abre a possibilidade de que o trabalhador se aposente com um salário maior.

 

Mas vale ter atenção, pois o Governo pode se atentar a estar “brecha” e entrar com os trâmites para corrigir isso. Mas vale ressaltar que a reforma da Previdência foi aprovada por uma emenda constitucional, então para mudar qualquer parte não adianta criar lei e nem decreto, tem que ser através de mudança na constituição e aí já não é simples.

Tags: INSS, aposentadoria, Previdência Social

Aposentfácil 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: TECLABS