NOTÍCIA

Como declarar INSS e previdência privada no Imposto de Renda 2017

Contribuições para a Previdência Social ou para planos de previdência privada podem ser abatidas na declaração do Imposto de Renda 2017.

No caso das contribuições feitas ao INSS, é possível deduzir a totalidade do valor pago, seja o contribuinte celetista ou autônomo, desde que tenha recebido em 2016 rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual.

Além de deduzir suas próprias contribuições, também é possível fazer o mesmo com o INSS pago por um dependente que tenha rendimentos tributáveis próprios, tributados em conjunto com os do declarante.

Por exemplo, se a mulher declarar o marido como dependente e ele tiver rendimentos próprios e pagar INSS, ela pode abater também as contribuições feitas por ele.

Mas essa regra só vale se o dependente tiver rendimentos próprios —se ele não tiver, não será possível deduzir a parcela de contribuição ao INSS que porventura seja paga pelo titular.

Onde declarar?

Se o contribuinte receber seus rendimentos tributáveis de pessoa jurídica, a quantia paga a título de INSS deve ser preenchida no campo “Contribuição Previdenciária Oficial”, nos dados da fonte pagadora, dentro da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ.

Caso ele receba de pessoa física e faça o recolhimento do Imposto de Renda sobre seus rendimentos via Carnê-Leão, ele terá lançado mensalmente no programa auxiliar da Receita a parcela que paga a título de INSS em cada mês.

Na hora de importar os dados para a declaração, o campo que será preenchido será o “Previdência Oficial”, na aba “Outras Informações” dentro da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior.

Quem recebe aposentadoria do INSS

Os valores recebidos da Previdência Social a título de aposentadoria não são isentos de Imposto de Renda. São rendimentos tributáveis, sujeitos à tributação pela tabela progressiva, e devem ser declarados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ.

Assim, só ficaram isentos do IR os rendimentos anuais de aposentadoria até o teto de 22.847,76 reais. Acima desta quantia, a aposentadoria do INSS é tributada.

FONTE:http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/como-declarar-inss-e-previdencia-privada-no-imposto-de-renda-2017/

Aposentfácil 2018 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: TECLABS