INFORMATIVOS

Aumente sua aposentadoria

O início da aposentadoria não é o fim da perseguição do trabalhador na conquista do benefício que vai receber para o resto da vida.



Depois que o trabalhador começa a receber a aposentadoria, ele tem o prazo de dez anos para apontar e corrigir possíveis erros da Previdência Social que podem ter reduzido o valor da renda mensal. - Ouça a matéria.



E agora os Tribunais estão dando uma nova chance para os aposentados fazerem isso: a chamada
revisão da vida inteira

. - Veja o vídeo




Cálculo mais vantajoso



Ao longo do tempo o cálculo do valor das aposentadorias teve fórmulas diferentes.



Antes os benefícios eram calculados com base nos salários dos três últimos anos que antecediam a aposentadoria.



Agora eles são, na maioria, calculados com base nos salários de julho de 1994 até o do mês anterior ao do início da aposentadoria.



Ocorre que tem muita gente que teve os maiores salários antes de 1994 e agora podem pedir a revisão do valor do benefício para incluir no cálculo os salários da vida toda.




Muita gente foi atingida



Devidos a vários fatores, principalmente pelo comportamento social, as pessoas mais velhas, que nem são necessariamente idosos, começam a ter menos oportunidade de emprego depois dos cinquenta anos de idade.



O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostrou que, comparado com os mais jovens, em 2016 dobrou o desemprego daquelas pessoas que tem mais de 59 anos.



Isso faz o trabalhador migrar, às vésperas da aposentadoria, para recolocações profissionais com salários menores e o impacto disso no cálculo do benefício é significativo.




O que fazer?



O aposentado deve fazer uma espécie de ritual para não ter surpresa desagradável no final do processo.



O primeiro passo é fazer um cálculo para ter certeza de que o valor do benefício vai, de fato, aumentar. Ninguém vai ser louco de pedir uma revisão para reduzir o valor da aposentadoria.



Depois de constatado que o benefício vai aumentar, é hora de solicitar no INSS a revisão do benefício. É certo que a Previdência não vai aceitar este processo, mas ninguém pode cobrar um direito na Justiça sem que haja negativa do INSS.



Finalmente, pedir no Poder Judiciário o recálculo do benefício e aguardar, sentado, a sentença do Juiz.




Cuidados



E o velho cuidado né. Nesta hora tem um monte de gente que faz promessas exageradas e infundadas.



Certamente tem muita gente prometendo “mundos e fundos” e normalmente tem aposentado que cai em golpes. Sempre tem um espertinho na parada.



Quem não tem um familiar ou um amigo que possa ajudar, contrate um profissional de confiança para auxiliar no cálculo e processamento da revisão.



Aposentfácil 2017 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: TECLABS