INFORMATIVOS

Como garantir a aposentadoria

Aumentou o número de pessoas que estão procurando o INSS para agendar um serviço previdenciário, mas a vida desses trabalhadores que querem um simples atendimento ficou mais difícil.
A coisa está feia. O contribuinte paga suas contribuições, e tem que pagar em dia, senão tem multa, correção monetária e juros.
Mas na hora de conseguir um simples atendimento, o que o trabalhador recebe em troca é um total desprezo.
Ele entra no site da previdência, escolhe um serviço, por exemplo o requerimento da aposentadoria, e o sistema informatizado do INSS – que teria que simplesmente marcar o dia para ele ser atendido – diz que não tem disponibilidade.

E como fica o atendimento?



Pois é. Não fica.
Aí ele liga no 135 e a resposta é a mesma. E quando consegue um atendimento é para daqui dois, três, quatro meses. Isso é um absurdo.
A falta de disponibilidade para agendamento de data para protocolo de benefício causa prejuízo ao segurado por que é justamente a partir da data que ele agenda a aposentadoria é que começa a contar o dia em que o benefício será pago. E sem o agendamento ele perde dinheiro.

Pulo do gato



Os Juízes Federais se reuniram e aprovaram um enunciado que diz assim: "A comprovação de denúncia da negativa de protocolo de pedido de concessão de benefício, feita perante a ouvidoria da Previdência Social, supre a exigência de comprovação de prévio requerimento administrativo nas ações de benefícios da seguridade social. "
Então o caminho é fazer uma reclamação na ouvidoria e depois cobrar do INSS que a data do início da aposentadoria seja aquela em que foi feita a reclamação.

As filas foram para internet



Antigamente as pessoas iam para a porta do INSS e eram atendidas no mesmo dia.
Hoje elas entram no site e sequer conseguem agendar o atendimento. Se tirássemos as filas do computador e as colocássemos de volta nas portas das agências do INSS, certamente ela seria notada e bem maior que antigamente.

Cuidados



Quando o sistema de agendamento do INSS funciona é muito fácil fazer um pedido de aposentadoria e isso, que é uma coisa boa, pode induzir o trabalhador a solicitar um benefício sem os devidos cuidados.
Antes de pedir a aposentadoria é preciso fazer cálculos para ter certeza se está na hora certa. Muita gente perde dinheiro para o resto da vida por não planejar o momento correto de pedir a aposentadoria.
Depois que o trabalhador recebe o primeiro mês, saca o Fundo de Garantia ou põe a mão no PIS/PASEP, não dá mais para voltar atrás.

Muita calma nesta hora.



Aposentfácil 2017 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: TECLABS